Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Review | The Americans 2x04: "A Little Night Music"


Por Luiz Alexandre

[TEXTO CONTÉM SPOILERS]
 
Phillip tenta recrutar Anton Baklanov, identificado como um judeu refuseniks, denominação dada aos judeus que foram impedidos de imigrar para Israel. Baklanov é também um físico que despertou os interesses da Rizendatura, pois conforme revela Oleg a Arkady, o cientista pode entregar aos americanos a pesquisa necessária para se desenvolver a tecnologia “stealth”. No entanto, neste primeiro momento, Phillip não obtém sucesso na tentativa de trazer Baklanov para o seu lado. 


Quem retorna é Claudia, a agente responsável pelas ações de Phillip e Elizabeth que são surpreendidos quando ela entra no carro em que estavam. Claudia revela estar preocupada com os dois e que também quer encontrar o assassino de Leanne e Emmett. Mesmo desconfiados, Phillip e Elizabeth aceitam a colaboração de Claudia que dá o nome de um suspeito ao casal: Andrew Larrick. Trata-se de um ex-operações especiais do Vietnã e que pode estar desenvolvendo uma unidade de missões especiais com os SEALs da Marinha. Larrick vinha sendo chantageado por Leanne e Emmett, pois sabiam que Larrick era homossexual. No entanto para chegar em Larrick precisariam de Brad Mullin, um marinheiro estacionado em Virginia Beach. 


Na Rizendatura, Oleg consegue autorização para ter acessos aos relatórios o que deixa Arkady incomodado. O diretor queixa-se dos agentes que assumem valores americanos ao insinuar o fato de Oleg ter parentes nos altos postos o que lhe conferiu a autorização. Oleg sugere repatriação forçada para Anton Baklanov, no entanto Arkady diz que essa operação já estava em andamento. 

Phillip fica responsável por seguir Baklanov enquanto Elizabeth viaja para Virgina Beach para investigar Andrew Larrick e, disfarçada, ganha a confiança de Brad Mullin. No entanto lidar com o marinheiro não foi tão fácil quando Elizabeth poderia esperar. Mesmo ganhando a confiança dele com a história inventada de que Andrew Larrick a teria violentado sexualmente, Brad não consegue os documentos que poderiam incriminar Larrick, pois teme pela sua carreira.

Stan Beeman revela a Phillip que tem uma amante, mas esse não é o maior dos problemas do agente do FBI. Na Central, Gaad e Beeman são informados de que um inquérito conjunto no comitê de inteligência do congresso foi aberto e os diretores do FBI terão que prestar depoimento. A situação fica difícil e Gaad é remanejado, pois será o próximo a prestar seu parecer no congresso para explicar a morte do representante da embaixada soviética. 


Elizabeth e Phillip descobrem que Paige está frequentando um grupo de jovens em uma igreja. Antes do jantar, Paige faz uma oração. Elizabeth fica irada com o comportamento da filha, enquanto Phillip acha que é só um fase, Elizabeth fala sobre como o cristianismo é usado para doutrinar as crianças e que a religião é o “ópio das massas”. 

FATO HISTÓRICO: o que Elizabeth demonstra em relação a religião cristã, faz parte do pensamento comunista de que as religiões são o “ópio do povo”, pensamento desenvolvido por Karl Marx que afirmava que todas as religiões e organizações religiosas tratavam-se de órgãos de reação burguesa para explorar a classe trabalhadora. A União Soviética foi o primeiro estado a objetivar a eliminação completa da religião e substituí-la pelo ateísmo universal. Mesmo tendo confiscado bens religiosos baseando na ilegalidade do acúmulo de riquezas, os principais cultos resistiram e foram até tolerados pelo regime comunista, mas eram desencorajados e colocados dentro de limites restritos. 

Elizabeth e Phillip vigiam Anton Baklanov que visita uma amante. Na saída, os agentes tentam capturá-lo, mas são abordados por um casal e acabam tendo que lutar com eles. Ao final, a mulher com a qual lutavam parte no carro dos Jennings que leva Baklanov no porta malas. Agora o que acontecerá em seguida, só no próximo episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário