Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Review | Da Vinci's Demons 2x01: "The Blood of Man"

Por Luiz Alexandre

[TEXTO CONTÉM SPOILERS]
 
As aventuras de Leonardo Da Vinci continuam exatamente no ponto em que terminou a primeira temporada… bem, quase isso. O episódio começa com Da Vinci e Riario presos num templo Inca (!) e prestes a perderem suas vidas. 

No entanto, antes de sabermos o que acontecerá com os dois, que de alguma forma chegaram ao Novo Mundo, voltamos 6 meses antes, onde agora sim, estamos no ponto onde terminou a primeira temporada. Riario invade a capela, mas Da Vinci e Lorenzo fogem pelos túneis subterrâneos. Enquanto isso, Clarice e as filhas tentam chegar ao palácio, mas encontram bastante dificuldades pelo caminho, pois a todo canto o ódio contra os Médici é inflado. Enquanto a cidade explode em revoltas, no lado de fora, o exército do Duque Frederico espera as ordens para começar a invasão. Riario persegue Da Vinci e Lorenzo pelos túneis, mas o Artista consegue escapar preparando uma armadilha. 


Lorenzo está bastante debilitado pela grande perda de sangue. Da Vinci o leva até sua oficina, onde sugere fazer uma transfusão de sangue. 

FATO HISTÓRICO: Sabe-se que desde a antiguidade, o sangue é tido como energia vital para o corpo, fato que fazia difundir ideias de que beber sangue poderia salvar o corpo, a alma e trazer juventude. Anotações de Giordano, de Alfieri e de Pazzini dizem que as transfusões de sangue são bem antigas e eram praticadas já no Egito Antigo. No episódio, apesar das ressalvas feitas por Andrea que chega a citar a Bílbia para convencer o Artista a não realizar a operação, Da Vinci cita os trabalhos do médico árabe Ibn-Al-Nafis, que de fato foi o primeiro a descrever a circulação pulmonar sanguínea. 


Após a tentativa frustrada de capturar Da Vinci, Riario retorna ao acampamento do Duque Frederico onde encontra Lucrezia Donati e numa cena angustiante e bizarra (aquele olho digital me deu uma agonia), o Conde consegue informações sobre o destino do Artista: Pisa, viajando através do navio Basilisco. Nico e Zoroastro chegam ao Basilisco e são surpreendidos por Riario. O Conde tome posse de artigos essenciais para a viagem de Da Vinci e lança ao mar Lucrezia e Zoroastro amarrados um ao outro. 


Clarice, no Palácio dos Médici, procura de todas as formas conduzir esforços pela busca de Lorenzo. Sofre uma tentativa de assassinato, mas o capitão Dragonetti aparece a tempo de lhe salvar. Resta a Clarice confiar que seu marido esteja seguro. Da Vinci tenta de todas as formas salvar Lorenzo realizando a transfusão de sangue. Durante o processo, o Artista tem várias visões sobre a missão que lhe foi confiada, falando do seu fracasso. Em uma dessas visões, Da Vinci descobre que um inimigo bem pior que a Igreja pode colocar as mãos no Livro das Folhas. Um inimigo bem antigo é descrito como “nós somos os chifres do incriável. Somos a sombra no centro do labirinto”. Enquanto delira, Lorenzo acorda disposto a cumprir sua promessa: vingar-se de Leonardo da Vinci. 


O episódio de estreia desta nova temporada é bastante frenético, mas num ritmo bom de se acompanhar. Vale a pena destacar as revoltas na cidade de Florença que trazem todo o clima tenso do episódio e também como sempre, ver a genialidade de Da Vinci em ação. A revelação de um inimigo mais antigo traz novos ingredientes a trama misteriosa sobre o Livro das Folhas e não podemos deixar passar que apesar de mostrar muito pouco, Da Vinci chega ao Novo Mundo, no entanto foi capturado por incas. Aguardem por mais surpresas nos próximos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário