Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Review | The Americans 2x06: "Behind The Red Door"



Por Luiz Alexandre
[TEXTO CONTÉM SPOILERS]

Stan Beeman sente-se cada vez mais pressionado com o acordo proposto por Oleg. O agente russo quer todos os registros de vigilância do FBI sobre ele e quando Stan o empurra contra a parede, Oleg diz que o que acontecer ele acontecerá o mesmo com Nina. Stan procura Gaad para comentar sobre a situação, mas o impede de comentar mais alguma coisa, pois já está bastante enrolado desde a fracassada missão de captura dos agentes da KGB. 

Disfarçados, Elizabeth e Phillip encontram-se com Andrew Larrick. O encontro entre eles é tenso principalmente quando Larrick é questionado sobre a morte de Leanne e Emmett. O militar diz que nada teve a ver com o assassinato, mas que possuía vontade de ter realizado tal crime antes e que chegou bem perto disso. Nos documentos sobre Larrick, a operação “Águia Marcial” chamou a atenção de Elizabeth e Phillip que descobrem, através de Kate, que tal operação trata-se de treinar contra-nicaraguenses numa base secreta em solo americano. A missão dos agentes da KGB é expor os campos de treinamento e assassinar os comandantes. 


Elizabeth procura Lucia para entrar no escritório de um congressista. A operação toda testa o comprometimento de Lucia com a causa, mesmo tendo revelado a Elizabeth que faria qualquer coisa pela revolução, a agente nicaraguense ainda parece meio reticente em tomar algumas atitudes e mostra que talvez tenha se envolvido mais do que gostaria com o assessor parlamentar. No entanto Lucia cumpre com seu dever e permite que Elizabeth entre e fotografe arquivos dentro de um cofre. Percebemos com isso tudo que de fato Lucia está comprometida com seus ideais revolucionários e disposta até ir as últimas consequências que ficou bem claro quando ela matou o assessor parlamentar com o qual se relacionava há algum tempo. 

Os documentos sobre a ARPANet chegam a mão de Arkady. 

Stan diz a Nina sobre a pressão que está recebendo de Oleg e pede que ela passe por um teste de polígrafo para garantir sua lealdade, no entanto tal proposta faz Nina se sentir ofendida. Stan não está na sua melhor fase. Seu casamento esfriou mais ainda desde que teve Nina como amante; no FBI, a pressão é enorme devido a morte do diplomata soviético e agora surge Oleg colocando Stan cada vez mais contra a parede. Não resta muito a Stan a não ser dançar conforme a música, mesmo que não aprecie a música soviética.

Phillip surge para Andrew Larrick que passa a entender de que está tratando com a KGB. Enquanto isso Elizabeth pergunta a Claudia o que fazer caso Larrick não seja o assassino. Pesarosa, Claudia diz que devem passar a investigá-la, pois enquanto trabalhava com Leanne e Emmett acabou se envolvendo com alguém que ganhou sua confiança a quem lhe confiou tudo o que era e o que fazia. Claudia desconfia que possa ter sido traída. 

Seria Claudia tão ingênua assim a revelar sua identidade para alguém? Ela mesmo afirma o quanto solitário é o seu estilo de vida, mas será que ela poderia num momento de carência se comprometer? Não seria improvável, até mesmo Elizabeth e Phillip tem que lutar contra seus sentimentos enquanto estão em serviço, é difícil, mas sabem que não podem comprometer a missão para o qual foram designados. Podemos até dar créditos a Claudia que busca redenção com seus ex-agentes, mas nada é o que parece em “The Americans”, pois nada era o que parecia ser durante a Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário