Páginas

domingo, 13 de abril de 2014

Review | The Americans 2x05: "The Deal"

Por Luiz Alexandre

[TEXTO CONTÉM SPOILERS]
Após o confronto corpo a corpo do final do episódio passado, Phillip e Elizabeth conseguem esconder o homem com o qual lutavam. Em um prédio abandonado, Phillip fica responsável por vigiar este homem e esperar que a central tome um posicionamento. 

Enquanto isso, Martha continua a ligar para “Clark” com a intenção de avisá-lo sobre o formulário. Ela está decidida a revelar seu casamento com ele, no entanto não sabe que seus telefonemas são monitorados, a primeira vista não sabemos por quem, se pelo FBI ou pela KGB, mas quando o mesmo homem que estava na escuta liga para a casa de Elizabeth e fala em código com ela, percebemos que se trata de alguém da KGB responsável por monitorar as ligações de Martha. Com a situação de “Clark” em perigo – pois Phillip poderia ter seu disfarce investigado – Elizabeth vai a casa de Martha, disfarçada de “Jennifer”, a irmã de Clark, e convence Martha a mentir no formulário e não revelar que é casada. 

No esconderijo, o homem capturado revela que vigiava o cientista e Phillip percebe que está diante de um agente da Mossad – serviço secreto do governo de Israel com base em Tel Aviv. Kate, substituta de Claudia, surge trazendo mantimentos e remédio. Phillip pede que informa a Rizendatura que seria melhor negociar com os israelenses. 


Na Rizendatura, Arkady faz de tudo para contornar a situação que levou a tentativa de capturar Blakanov. Sua antipatia por Oleg Igorevich continua forte e irrita-se quando ele bate a porta. Entre mensagens trocadas, Arkady é informado que os israelenses nada sabem do que aconteceu, mas o diretor russo não se dá por vencido e diz que fará de tudo para colocar a salvo seu agente, Phillip. 

Stan Beeman é chamado ao FBI para investigar o desaparecimento de Baklanov e convoca o agente Gaad para atuar em seu lado. 

Em conversa com Nina, Oleg fala dos relatórios que ela faz sobre seus encontros com Beeman e questiona o fato de como ela acabou se envolvendo numa operação daquelas já que não existe nenhum documento que diz como e porque foi recrutada; também acha estranho como um agente do FBI experiente caiu nessa operação. 

De volta a Virginia, Elizabeth consegue as cópias dos arquivos sobre Andrew Larrick. 

Nina e Stan se encontram no apartamento e ela fala do que vem acontecendo da Rizendatura. Beeman pergunta se ela ouviu falar algo sobre algum cientista, mas apenas diz como Arkady e Oleg, responsável pela Linha X de ciência e tecnologia, vivem se desentendendo e que ouviu de Igorevich “Deixamos ele partir, podemos levá-lo de volta”. Tendo essas informações, Stan promove uma perseguição a Oleg. Agindo discretamente, Stan segue Oleg até um pátio de containeres e para sua surpresa, Oleg diz saber que estava sendo seguido por ele e que gostaria de propor um acordo pela segurança de Nina. 

A negociação entre russos e israelenses dá resultado e é realizada a troca entre o agente da Mossad e o cientista. Phillip então leva Baklanov que implora para não ser levado novamente a União Soviética, diz que pode realizar seus trabalhos para eles na América e que se dispõem a revelar tudo o que sabe sobre as tecnologias que vem desenvolvendo, inclusive diz que pode colocá-los na ARPANet.

FATO HISTÓRICO: ARPANet é um acrônimo de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANet) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet. Essa tecnologia foi desenvolvida pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria com o objetivo de ter uma rede de comunicações que não os deixassem vulneráveis no caso da União Soviética atacar o Pentágono. Atualmente, a ARPANet divide-se em MILNET – para assuntos militares – e o restante da rede fica disponível para o publico tendo seu nome alterado para Internet. 

Apesar de implorar, Baklanov é levado a um navio que o transportará de volta para a Rússia. Na Rizendatura, Arkady ouve o rádio que relata a notícia da União Soviética permitir que 1500 judeus refuseniks, denominação dada aos judeus que foram impedidos de imigrar para Israel, pudessem deixar o país e iram a nação israelense. Provavelmente tal resultado seja parte do acordo firmado entre a Rússia e Israel que resultou na troca por Baklanov. 

Episódio muito bom de “The Americans”. “The Deal” mostra que e o FBI e a KGB não estavam sozinhos no seu jogo de gato e rato além de mostrar que apesar da Guerra Fria ser conhecida pela disputa entre as grandes potencias da época, EUA e URSS, outros países como Israel atuavam segundo seus interesses. No entanto é bom saber que Israel fazia parte da esfera de influencia dos Estados Unidos. Beeman fica surpreso com a conversa de Oleg, pois pensava que seu segredo estava bem guardado com Nina e que somente ela era a única da Rizendatura a saber. Elizabeth agora está em posse de informações sobre Larrick e como essas informações irá ajudá-la a capturar o assassino ou assassinos de seus amigos poderá nos ser revelado nos próximos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário