Páginas

SOBRE

“O problema consiste em se perguntar se o cinema e a televisão modificam, ou não, nossa visão da História, entendendo-se que o objeto da História não é apenas o conhecimento dos fenômenos passados, mas igualmente a análise dos elos que unem o passado ao presente, a busca de continuidades, de rupturas.” 
Marc Ferro 

Quando criei o blog “História em Cartaz” lá em 2010, jamais imaginei a trajetória que essa pequena iniciativa pudesse ter. Lembro que eu estava empolgado com meu curso de História e a possibilidade de juntar trabalho com diversão (cinema) fez meus olhos brilharem. 

A relação entre o cinema e a história já é uma estrada percorrida há muito tempo, mas teve em Marc Ferro (Cinema e História, 1992) um dos seus principais pioneiros de estudo. Quando li “Cinema e História” – título que inspirou o primeiro nome do blog – minha mente se abriu em diversas possibilidades para se estudar e perceber como o estudo do passado e a sétima arte andavam de mãos dadas. 

Em quase quatro anos com o blog, escrevi diversos textos, experimentando novas maneiras de estudar cinema e história e preocupando-me com a possibilidade didática dos filmes em sala de aula. Recebi comentários de incentivo e de agradecimento pelos textos que fiz, isso é uma verdadeira injeção de ânimo e me mostra que o caminho está sendo bem percorrido. 

“História em Cartaz” é um título mais abrangente para o que percebi depois. A história é fonte de inspiração para grandes produções cinematográficas, para best-sellers, jogos de videogame e séries de TV. Além da telona, a nossa telinha recebe cada vez mais produções inspiradas em fatos ou personagens históricos. Henrique VIII, Júlio César, Elizabeth I nos esperam toda semana em séries inspiradas em suas histórias. 

Dessa forma as séries de TV ganham um cantinho para chamar de seu, “História em Séries” é um novo blog pensado na mesma proposta do “História em Cartaz”, mas trazendo notícias, imagens, vídeos, previews somente sobre as séries “históricas", além de textos com foco nos períodos históricos em que se passam as séries, pequenas biografias de cada personagem e assim por diante. 

Se você nos acompanha no “História em Cartaz”, saiba que é muito bem vindo ao “História em Séries”. Se vocês está chegando aqui pela primeira vez, seja bem vindo e nos acompanhe numa viagem pelo tempo onde somente a história pode nos proporcionar

Luiz Alexandre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário