Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Review | Vikings 2x03: "Treachery"

Por Luiz Alexandre
 
Começamos no reino de Wessex, o reino do rei Egbert. Este fala dos momentos em que passou na corte de Carlos Magno e das vezes que os nórdicos invadiram uma cidade portuária do império. Ecbert descreve os nórdicos como malfeitores, pagãos que atacaram velozmente e escaparam. Agora chegara a vez dele de lidar com os nórdicos.

FATO HISTÓRICO: Rei Egbert de Wessex.

O rei Egbert que governa o reino de Wessex na série "Vikings" é considerado o primeiro rei inglês, pois foi quem estabeleceu um controle estável sobre a Inglaterra. Conhecido também como Egbert dos Saxões, o rei Egbert passou um tempo na Frância, na corte de Carlos Magno, após ter sido exilado por contestar a sucessão do trono de Wessex devido o assassinato de Cynewulf. Com a morte de Beorhtric, em 802, Egbert retorna do seu exílio e provavelmente com o apoio de Carlos Magnos, se torna rei de Wessex. Egbert depois conquistar a Mérica e torna Wessex um reino tão importante que unifica os vizinhos, Essex, Kent, Surrey e Sessux. Em 829 é proclamado “Bretwalda” ou “rei de todos os reinos bretões”. No entanto convém lembrar que os historiadores apontam que a Inglaterra foi de fato unificada 100 anos depois pelo rei Athelstan (não, não é o sacerdote inglês da série) que reconquistou diversas regiões que estavam nas mãos dos reis dinamarqueses. 


Quem retorna neste episódio é Lagertha e Bjonr. Descobrimos que Lagertha está casada com Earl Sigvard, de Hedeby, Escandinávia. No entanto ao lado de Sigvard, Lagertha não encontra o mesmo carinho que tinha ao lado de Ragnar. Sigvard bate em Lagertha após essa questionar o amor dele por Bjorn. Lagertha confessa que não aguenta mais ver o filho sendo humilhado por ele no frente dos outros. Bjorn, agora crescido, não deixa de pensar no pai e sente falta dele e não aprova o tratamento de Sigvard com a mãe. Diz a Lagertha que se Sigvard a bater novamente, ele irá matá-lo. 


Percebemos que Bjorn quer seu espaço, sua independência de um lugar que o hostiliza. Durante o jantar, Bjorn pede a Sigvard que o deixe viver isolado nas montanhas, a fim de adquirir mais capacidades de viver com o mínimo possível para saber o que é essencial para a vida, mas Sigvard nega dizendo que os outros iriam falar do modo como ele trataria seu enteado. O clima permanece tenso entre Sigvard e Bjorn. 

De volta à Inglaterra, os vikings se preparam para invadir Winchester. Um monge avista a chegada dos nórdicos e dá o sinal de alerta fazendo com que a população se abrigue e escondam as peças de valor. Os nórdicos encontram uma pequena resistência de cavaleiros, que são facilmente vencidos. Ao entrarem na igreja, não encontram as peças de ouro como esperavam. Floki questiona Athelstan que revela a Ragnar um antigo hábito cristão de enterrar os ossos dos mortos reverenciados sobre o altar e de fato lá encontram os tesouros da vila e os restos mortais de Santo Birino. 


Nesse momento do episódio, o personagem de Athelstan ganha grande importância. Ao explicar sobre santos e milagres para Ragnar, o sacerdote inglês ganhar olhares de desconfiança de Floki. Mesmo após quatro anos, Floki ainda se sente ameaçado por Athelstan e por sua religião. Apesar de dizer que aceitou a religiosidade nórdica, Asthelstan ainda mantém sua moral cristã. Vemos a alegria dele ao entrar numa sala dos copistas e encontrar páginas da Bíblia. Ao tentar se proteger de um monge que avança sobre ele, Athelstan acaba-o matando. Logo depois é descoberto pelo bispo de Winchester e pede para ele fugir, mas os dois são surpreendidos por Floki que leva o bispo como seu prisioneiro. 


O bispo Swithern, de Winchester, sofre maus bocados nas mãos dos vikings. Depois de ser humilhado pelo rei Horik, o bispo é despido e amarrado numa coluna, onde é flechado várias vezes. O clima fica tenso quando Athelstan fica entre os vikings e o bispo e num ato de misericórdia, mata o bispo com um corte no pescoço. Mais tarde, Floki não perde a oportunidade de provocar Athelstan. Leva para o sacerdote uma Bíblia cristã e o assusta com a mão cadavérica de santo Birino. 

FATO HISTÓRICO: Santo Birino. 

Santo Birino conforme foi citado neste episódio, de fato foi enterrado na igreja de Winchester. Foi enviado a Grã-Bretanha pelo papa Honório e teve sua primeira sede em Dochester, onde depois de muitos anos morreu e ali foi enterrado, mas durante o episcopado de Edda (876-903), seu corpo foi translado para a igreja da cidade de Venta (Winchester), que foi consagrada em 648. 

Ainda em Wessex, Ragnar revela ao rei Horik sua vontade de ficar na Inglaterra, pois mostra ao rei que o grande tesouro é o solo inglês, fértil que poderia alimentar a todos. Horik questiona se Egbert deixaria eles viverem ali. Ciente da derrota em Winchester, Egbert manda seu bispo e emissários para o acampamento de Ragnar. O bispo ouvi de Ragnar que ele tem vontade de permanecer ali ou então receber uma boa quantia para deixar a Inglaterra. O bispo diz que vai falar com o rei Egbert, mas antes de irem, Horik mata o emissário que estava contando a quantidade de vikings. 


Na vila da Ragnar, em Kattegat, Auslag dá a luz ao terceiro filho dela com Ragnar. Siggy pegue o menino entre os braços e repara na mancha no olhos do bebê. Aslaug revela que seu nome será Sigurd Serpente-no-olho. A profecia feita por Aslaug se concretiza. Mas esse momento terno logo é quebrado quando Jarl Borg, com sede de vingança e prometendo tomar as terras de Ragnar, chega invadindo a vila. Rollo tenta organizar defesas, mas pouco pode fazer quando os melhores homens estão com Ragnar no oeste. Jarl Borg encontra resistência, mas domina a vila. Rollo seguindo o conselho de um ancião, foge para proteger os filhos de Ragnar. 


Tanta coisa em um único episódio. “Vikings” continua sendo uma série daquelas que você não pode perder um episódio sequer. As referências aos personagens históricos foram interessantes, estão ali para contrapor a cultura do europeu cristão e do europeu “pagão”. Athelstan foi um dos meus personagens favoritos na primeira temporada e ainda continua sendo vital para a série quando se permiti discutir os contrastes entre essas culturas. Mesmo tendo revelado para Floki que “meu Deus é Odin, o pai de todos”, sabemos que Asthelstan deve viver um conflito religioso ainda muito grande que vem a tona nos momentos mais cruciais. Dividido em três linhas, com Ragnar em Wessex, com Lagertha e Bjorn em Hedeby e Rollo enfrentando a invasão de Jarl Borg em Kattegat, o episódio ainda assim conseguiu trabalhar bem o desenvolvimento das tramas divididas nesses três núcleos, criando expectativas e tensões que esperamos ver seus resultados nos próximos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário