Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Review | Vikings 2x04: "Eye for an Eye"


Por Luiz Alexandre


Neste episódio de “Vikings”, Jarl Borg intitula-se o novo governante de Kattegat e oferece pagar o peso em ouro e prata de quem disser onde se encontra a família de Ragnar. Borg também visita o oráculo da vila e pergunta sobre seu destino. O oráculo revela que vê uma águia voando sobre Borg e que a ave é o seu destino. Borg interpreta essa visão como um bom sinal. Será? Falaremos disso ao final.
No reino de Wessex, o rei Ecbert está disposto a conversar com Ragnar, mas confessa aos seus conselheiros que não confia nos nórdicos e que para assegurar que nada vá acontecer, propõem uma troca de reféns e diz que seu filho, Aethelwulf, será feito refém, pois segundo o rei “o refém mais valioso é o mais seguro dos reféns”. E dessa forma o encontro é marcado, enquanto Aethewulf fica com os vikings, Ragnar é levado ao encontro de Ecbert.

Ecbert convida Ragnar a acompanhá-lo em sua piscina, pois naquela situação ambos seriam iguais. O rei questiona Ragnar por ainda não ter partido, já que tinha os tesouros suficientes deste o saque de Winchester, mas Ragnar se mostrou mais interessado nas terras, em observar as colheitas. Ecbert entende o que Ragnar quer e oferece terras em troca de uma acordo que lhe seria vantajoso: os vikings lutando ao seu lado.
De volta ao acampamento, Ragnar leva as notícias, mas logo um dos navios do Rei Horik surge no horizonte trazendo notícias nada agradáveis ao Earl: Kattegat havia sido tomada por Jarl Borg e sua família corria perigo. Não resta a Ragnar a não ser partir, mas Horik fica para ouvir o provável acordo de Ecbert e pede que Athelstan fique para ajudar na comunicação. Ragnar não fica contente pelo fato de Athelstan querer ficar.

Athelstan ainda se sente incomodado com o costume dos vikings. Ao olhar para uma imagem de Jesus na Bíblia, vê o desenho sangrar pelas chagas de Cristo. O sacerdote provavelmente se acha um grande traidor de sua fé, abandonando seus preceitos cristãos e compartilhando das ações dos nórdicos. Não digo que Athelstan abandonou sua fé, pelo contrário, apesar de “aceitar” a religiosidade nórdica, podemos afirmar que em seu coração o sacerdote é cristão, mas isso não suficiente para que não sofra o mesmo destino do Cristo. Numa caçada pelo floresta, os vikings são atacados, Athelstan consegue escapar para horas depois ser apanhado pelos ingleses que o crucificam e clamam por sua morte, mas Ecbert intervém e pede para que o sacerdote seja poupado.

Ragnar retorna para Kattegat e encontra sua família. Junto com o irmão, Rollo, Ragnar não vê a hora de atacar e matar Borg, mas Rollo pede calma, pois ainda não tem homens suficientes para enfrentar Jarl Borg. No entanto esse cenário muda, pois Bjorn e Lagertha já sabem do que aconteceu com Kattegat e partem com algumas dezenas de homens para auxiliar Ragnar. O encontro de Ragnar com Bjorn e Lagertha é algo já muito esperado desde o salto temporal de quatro anos. Ragnar fica bobo ao ver Bjorn crescido.

Porém há algo muito interessante a ser dito nesse ponto. No início deste episódio, Jarl Borg soube que a águia será o seu destino. Enquanto Bjorn e Lagertha chegavam ao local onde Ragnar estava com a família, o som de uma águia pode ser ouvida. O destino de Jarl Borg está traçado. O animal que voará sobre ele também lhe trará um grande desafio para o qual torcemos que seja também o seu fim (pelo menos eu torço que sim).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário