Páginas

domingo, 2 de março de 2014

Review | The Americans 2x01: "Comrades"


“The Americans” retorna. Confira quais foram os principais pontos de destaque do primeiro episódio da segunda temporada: 

● Elizabeth Jennings retorna para casa meses depois do incidente da emboscada do FBI. 

● Phillip, disfarçado de um agente americano, intercepta dois afegãos que queriam um acordo de fornecimento de armas para o Afeganistão expulsar os soviéticos do seu território. 

● Phillip e Elizabeth estão em mais uma missão com outro casal de agentes da KGB, Emmett e Leanne. Juntos buscam colher dados de Roy Oatway que trabalha para Loockheed, onde tem acesso a informações sigilosas e a missão do departamento de defesa. 

● Paige continua a desconfiar da mãe. Aproveitando o fato da mãe estar fora de casa com o pai, desce até o porão para investigar a mala de Elizabeth. 

● Após a encenação com Roy, os agentes da KGB conversam entre si. Elizabeth confessa a Leanne que sua relação com Phillip tem melhorado bastante. Também falam como é criar os filhos na América. Leanne revela que Claudia está bem. 

● Paige desconfia que os pais ainda não chegaram em casa. Ela vai até o quarto deles e os flagra fazendo sexo. 

● Na sala do agente Gaad, Beeman ainda continua pensativo sobre a emboscada realizada pelo FBI. Gaad pede para Beeman relaxe, meses se passaram e diz que provavelmente a mulher baleada está morta e o homem fugiu. 

● Sandford vai ao FBI atrás de Beeman para cobrar os 500 mil dólares pelas informações dadas que levaram a emboscada, que não resultou em nada, dos agentes da KGB. Beeman pede para que ele não o procure mais, pois suas informações foram falhas. 

● Gaad revela que a emboscada gerou como consequências investigações internas no FBI. Estão a procura de culpados para o insucesso da caça aos espiões da KGB. O embaixador russo pediu satisfações pela morte do diplomata soviético. A caneta espiã colocada na sala de Gaad grava toda a conversa entre os agentes. 

● Beeman encontra com Nina no apartamento mantido em segredo entre eles. O agente do FBI leva um filme para assistir com Nina, “A Mulher do Tenente Francês”. Nina comenta sobre o papel de Meryl Streep no filme e pergunta a Beeman se ela tinha a mesma função que a personagem do filme. 

● Nina revela que um novo agente chegou a Rizendatura, Oleg Igorevich Burov, que ficará encarregado pela Linha X: Ciência e Tecnologia. Beeman pede a Nina que ela consiga qualquer informação sobre o alvo de Oleg. 

● Nina fala sobre seu encontro com Beeman a seu superior, Arkady Ivanovich. Ambos procuram por Oleg e pedem a ele qualquer informação que possam revelar ao agente Beeman, a fim de manter o disfarce de Nina. 

● Beeman e Gaad vão até a casa do coronel Rennhull para encontrarem Sandford morto. O coronel revela que Sandford chegou descontrolado falando sobre os seus 500 mil dólares. Numa reação de defesa o coronel o matou. 

● No parque de diversões, Elizabeth e Phillip junto com os filhos tem um agradável dia. O outro casal da KGB também está por lá com seus filhos. 

● Sendo discreto, Emmett pede a Phillip que intercepte uma encomenda e depois leve para ele num hotel. Elizabeth fica ao longe observando o desenrolar do plano. Logo após os dois seguem para o hotel e encontram Emmett, Leanne e a filha mortos no quarto, assassinados a tiros. Elizabeth sai correndo em busca dos filhos que ficaram no parque. 

● Ao sair do quarto levando uma caderneta, Phillip passa pelo filho de Emmett e Leanne, Jared, no corredor. O garoto entra em desespero ao encontrar a família morta. 

● O código da caderneta revela um endereço em Virgínia, próximo a uma base naval e também desenhos de algo mecânico. 


Considerações: 

Meses após a emboscada fracassada do FBI, mas que feriu a bala Elizabeth, tudo parece estar calmo, mas só parece. A tensão ainda continua entre os personagens e isso é extremamente benéfico para uma série situada durante a Guerra Fria. Estudamos esse período na escola como sendo caracterizado pelo conflito entre as duas grandes potencias da época: Estados Unidos e a União Soviética. Mesmo que as grandes potências não tenham entrado em um conflito direto (ainda bem), não podemos esquecer que os anos da Guerra Fria foram marcados por diversos conflitos bélicos ao redor do mundo que tinha tanto os EUA quanto a URSS agindo nos bastidores, fornecendo armas para grupos de acordo com seus interesses. Esse ponto ficou bem ilustrado na cena de Phillip encontrado com dois afegãos em um bar. Eles estavam ali em busca de armas para expulsar os soviéticos do país. 

FATO HISTÓRICO: a União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979 e gerou um conflito de nove anos. A URSS apoiava o governo afegão enquanto os EUA, o Paquistão e outros países mulçumanos apoiavam os rebeldes. 

Após meses fora de casa, Elizabeth retorna e a relação com Phillip está mais firme do que na primeira temporada. Ainda não sabemos se ambos concordam com a vida que levam nos EUA, mas sabem que precisam dessa cumplicidade para o sucesso das missões. Ainda falando de relacionamento, o agente Beeman parece não ter feitos muitos progressos com a esposa, mas ainda mantém a relação amorosa com Nina. 

A cena de Nina e Beeman no apartamento é muito boa. Ao levar “A Mulher do Tenente Francês”, Beeman esperava emocionar Nina, mas a reação foi contrária, pois a funcionária russa não se simpatiza com a personagem interpretada por Meryl Streep. Quem diria que Meryl Streep estaria na série! Ok, a atriz não faz nenhum papel no episódio, mas o filme em questão e a personagem acabaram gerando uma decisão entre Beeman e Nina. Nina fala que Meryl Streep interpreta uma mulher idealizada pelos homens e pergunta a Beeman se ela a vê da mesma forma. E o mesmo filme aparece depois ao final do episódio quando Beeman vai com a esposa ao cinema. 

Outro ponto bem legal nesse episódio foi entramos na sala de vídeo do FBI. Ali se encontram copias de filmes pirateados. Se hoje os downloads ilegais é quase uma pratica entre os usuários da internet, naquela época havia a cópia em fitas VHS. O encarregado pela sala revela a Beeman uma cópia pirateada de “Mad Max” descrita como sendo “sobre motociclistas depois do fim do mundo”. Essas referências de época são um charme a série. 

Agora o ponto de maior tensão do episódio, o assassinato dos agentes da KGB, Emmett e Leanne, e a filha deles. Podemos entender que assim como Elizabeth e Phillips, Emmett e Leanne já estavam bastante tempo na América realizando missões. Mas a questão que fica no ar é quem teria ordenado a eliminação deles. A lista de inimigos dos russos é longa, por isso Elizabeth e Phillip estão mais atentos tendo os filhos para proteger imaginando se suas identidades também não estão em perigo. Podemos imaginar que os assassinos estavam atrás apenas do casal, a filha deles estava no local errado, na hora errada, já que o filho de Emmett e Leanne não foi morto, ele não estava no quarto. Os assassinos não sabiam de sua existência? 

No corredor do hotel, saindo do quarto onde os agentes da KGB foram mortos, Phillips passa por Jared. Será que o garoto poderia reconhecer Phillips? Provavelmente a coisa não vai ficar bonita para Phillips, pois provavelmente o FBI estará envolvido na investigação e Jared pode descrever Phillips. 


Bem, novas tramas chegam à segunda temporada de “The Americans”. O primeiro episódio nos colocou a par do que se passaram nos últimos meses com os personagens e que a aparente tranquilidade que se respirava agora não existe mais. Alguém está caçando os agentes da KGB e até agora nem Elizabeth e Phillip imaginam quem sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário