Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Review | Black Sails 1x05: "V"




Vamos lá para alguns pontos importantes do quinto episódio de "Black Sails":

• Billy e Flint discutem sobre “honestidade” e o contramestre não perde a oportunidade para perguntar quem é a Srª Barlow. Flint desvia dizendo que se trata apenas de uma puritana com a qual compartilha o gosto por livros. 

• Jack Rackham aproveita que Vane matou o dono do bordel e trama para tomar a posse do estabelecimento. Seu plano é conseguir dinheiro para manter a tripulação. 

• Antes de partir, Flint deixa John Silver preso no escritório de Eleanor, que o descobre lá. Ela estranha o fato do Sr° Scott ter desaparecido, no entanto logo tem a atenção desviada ao saber que o pai está anunciado aos piratas de Nova Providência que está se retirando dos negócios devido ter tornado-se fugitivo aos olhos da Marinha Real. Aconselha aos piratas a tratarem seus assuntos pendentes com sua filha, o que revolta os piratas. 

• Flint ordena que mais uma vela seja hasteada para ganhar mais velocidade. 

• Richard revela a Eleanor que ele ordenou ao capitão Bryston para partir levando as armas. 

• Os piratas de Nova Providência começar a tramar publicamente contra Eleanor. 

• Flint e Bryston travam uma batalha no mar. 

• Eleanor se reúne com os principais capitães piratas em Nova Providência para lhes contar que, contrariando as ordens do pai para acabar com os negócios, irá manter seu próprio esquema comercial. Ela sabe que precisa do apoio dos piratas mais temíveis para impor respeito e manter seu esquema, pede que os piratas reunidos com ela estejam ao seu lado, mas o capitão Hornigold diz aceitar caso ela acabe com a suspensão a Charles Vane, pois esse ato não foi bem recebido pelos piratas da ilha que a acusam de tirana. Após discutir com Hornigold, Eleanor nega o fim da suspensão a Vane e o capitão avisa que breve ele terá que enfrentar uma multidão revoltosa. 


• Flint toma Andrómaca, mas não encontra o capitão Bryston que esconde-se com parte da tripulação num dos pavimentos inferiores do navio. 

• Sr° Scott está no Andrómaca acorrentado com dezenas de escravos. Bryston revela que foi o próprio Richard Guthrie que ordenou a captura de Scott em retaliação ao apoio dado a sua filha contra ele. 

• Silver aconselha Eleanor a aceitar as condições de Hornigold, mas ela quer ser convencida de que ao perdoar Vane não estaria novamente traindo Max. 

• Na sala de Bryston no navio, Billy encontra uma carta com o nome de Miranda Barlow e a guarda. 

Considerações: 

Provavelmente o melhor episódio de Black Sails até agora! Primeiramente porque a ação pirata foi bem na minha expectativa. Ao final do episódio passado vimos que Flint iria atrás de Bryston e das armas que tanto precisa, logo iríamos embarcar numa caçada nos mares e quem sabe com direito a tiros de canhão. E foi isso que vimos! As cenas no mar são convincentes com o navio indo pra lá e para cá com o balançar das ondas e direcionado pelos ventos. A cena em que Flint ordena que mais velas sejam hasteadas são muito boas. Toda aquela tensão de que o mastro pode arrebentar e mesmo que não saia perfeito, Flint consegue, com o apoio de Billy conseguir mais velocidade. 

Interessante como a série mostra a maneira que se media a velocidade do navio. Uma corda com um peso na ponta era jogada ao mar enquanto se calculava o tempo numa ampulheta. Essas cenas são importantes para termos uma noção das condições de navegação do século XVIII. Depois temos a tomada do Andrómaca que tem também rendeu boas cenas. Tiros para todos os lados e ações no mar, destacando também a fotografia do episódio que valorizou os navios em alto mar com visões ao horizonte e por cima das embarcações. O atirador de elite de Flint, Sr° Beauclerc também merece destaque pelo papel desempenhado na tomada do Andrómaca. 


Richard parece querer minar o poder de Eleanor em Nova Providência. Depois de ordenar a partida de Bryston sem deixar as armas, deixa toda responsabilidade de exterminar os negócios da família sobre sua responsabilidade, logo os piratas da ilha que já não a aceitavam no poder, ficam mais revoltados em ter que lidar com todos os seus negócios sobre o controle de Eleanor. A tensão entre os dois vem crescendo a cada episódio e promete mais atritos, está aí algo bom para se ver desenvolvendo nos próximos episódios. 

Este episódio ainda se sobressai com a tensão de vermos Eleanor posta contra a parede peplo capitão Hornigold. Ele a pressiona para acabar com a suspensão de Vane, os dois acabam discutindo na frente dos outros capitães deixando Eleanor numa posição muito desconfortável. O fato de ela estar misturando sentimentos com negócios pode acabar minando seu poder em Nova Providência a fazer com que a ilha deixe de ser um refúgio pirata. 

Agora o que Bryston ordenou ou perguntou aos escravos? O que estará escrito na carta encontrada por Billy com o nome da Srª Barlow? Mais perguntas vêm se somando ao passado misterioso dessa mulher que promete ser algo poderoso ao final desse temporada. Faltando apenas três episódios para o fim desta temporada será que alguém aí sabe qual é o mistério por trás da Srª Barlow?

Nenhum comentário:

Postar um comentário