Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Review | Vikings 2x09: "The Choice"


Por Luiz Alexandre

[TEXTO CONTÉM SPOILERS]

Ecbert se prepara para a batalha contra os vikings, assim busca orientação nos textos antigos. Athelstan lê para o rei textos sobre as campanhas militares de Júlio César. Mesmo ouvindo de Athelstan que Ragnar não poderia ter iniciado o ataque, Ecbert diz que seu filho foi atacado e que isso é um sinal claro de guerra. 


Rei Horik e Earl Ragnar se desentendem, pois foi o rei que ordenou o ataque ao filho de Ecbert. Horik ainda decide que eles devem começar o ataque de manhã cedo. Com Floki, Horik conversa sobre Balder, o filho preferido de Odin, e de como ele era intocável para os seus inimigos. Floki que diz que ninguém conseguiu ferir Balder, com exceção de Loki que o observava pacientemente, Horik complementa ao dizer que Loki procurava descobrir uma forma de matá-lo. Ao mesmo tempo que falavam de Balder, Horik e Floki olhavam para o filho de Ragnar, Bjorn. 


No dia seguinte, os vikings marcham pelas colinas e desobedecendo o conselho de Ragnar para terem mais calma, Horik corre para atacar os guerreiros de Ecbert. No entanto os vikings são surpreendidos por todos os lados e a cavalaria do rei Aelle causa estragos significativos nos nórdicos. Rollo é derrubado e pisoteado por cavalos. Ragnar pede que recuem e dessa forma os vikings fogem. 


No campo de batalha, Rollo é deixado para trás. Mas Athelstan, junto com os rei Ecbert e Aelle, encontra Rollo que ainda estava vivo. O irmão de Ragnar é levado pelos saxões e tratado por eles. Quando Athelstan encontra Rollo, este diz que Horik estava certo ao afirmar que ele havia traído a todos. 


Enquanto Aelle quer a destruição total dos exércitos nórdicos, Ecbert diz que o melhor agora seria propor um tratado, onde todos pudessem se beneficiar. O rei de Wessex diz que é melhor um acordo entre os nórdicos ao invés de provocar mais e mais incursões. Segundo Ecbert, ter os vikings ao seu lado seria ótimo, pois dariam ótimos mercenários para a conquista da Mercia. No entanto alguém deveria ir propor tal acordo, e o nome de Athelstan é indicado. 


Athelstan chega ao acampamento viking. É recebido por Bjonr, mas sente a indiferença de Horik e Floki. Já Ragnar fica alegre em reencontrar o amigo sacerdote. Athelstan diz que Ecbert está disposto a negociar com eles, oferecer paz. Lagertha diz que está disposta a ir, mesmo que Horik tenha questionado sua decisão. Ragnar acompanha Athelstan, pois sente que precisa protegê-lo e entrega o bracelete que já havia lhe dado. Athelstan revela que se ente dividido entre o Deus cristão e os deuses nórdicos. 

Ragnar, Lagertha e Horik vão ao encontro de Ecbert. Floki questiona Ragnar e diz como é que ele pode ainda confiar em Athelstan. Ragnar fica indignado e pergunta a Floki quem é ele para falar de confiança. 


Rei Ecbert faz o rei Aelle de refém. Dentro do castelo, Athelstan dita os termos de Ecbert: o rei deseja paz e cooperação, concorda em pagar dinheiro e tesouros para compensar as futuras depredações, oferece 5000 acres de terra boa para o cultivo. O sacerdote ainda apresenta a princesa Kwenthrith da Mercia que junto com Ecbert está disposta a pagar a qualquer guerreiro uma alta taxa para quem quiser lutar por ela. Quanto a Rollo, ele será libertado assim que a oferta for aceita e o rei Aelle for feito livre também. 

Ao final deste episódio, alguns guerreiros nórdicos ficam em Wessex para serem mercenários, Ragnar retorna para Kattegat.Bjorn praticamente está nas nuvens ao ver que Porunn é agora uma mulher livre. Mas nem tudo são flores. Rei Ecbert perde Athelstan que viaja junto com Ragnar. Rei Horik ainda continua indiferente com Ragnar a ponto de propor algo para Flok, algo que só saberemos no último episódio desta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário