Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Review | The Americans 2x07: "ARPANET"


Por Luiz Alexandre
[TEXTO CONTÉM SPOILERS]

Com posse de informações sobre a ARPANET, Phillip e Elizabeth recebem a missão de grampear o sistema de compartilhamento de dados dos americanos e também de se infiltrarem no campo de treinamento dos nicaraguenses. Nina está disposta e enganar o detector de mentiras e o relacionamento dela com Oleg subiu um degrau. 

Este sétimo episódio da temporada deu mais destaque a ARPANET – sistema de compartilhamento de dados por computador dos americanos. A KGB sabe que este sistema possui informações valiosas e Phillip deve grampear o sistema. Para tal conta com a ajuda de Charles. No entanto, Phillip desconfia se Charles está 100% comprometido com a causa, não por questão de lealdade, mas sim por causa do seu problema com o álcool. Os dois, disfarçados, conseguem dados sobre a ARPANET e conseguem se infiltrar no prédio onde o sistema opera, mas as coisas não saem como imaginado e Phillip é obrigado a matar um dos analistas de sistema. 

Elizabeth tem que lidar com Lucia para se infiltrar no campo de treinamento dos nicaragüenses. Mas a parceria de Lucia se revela instável, pois ela manteve contato com Larrick sem o consentimento de Elizabeth ou Phillip – mas tal contato não foi direto, ocorreu durante uma palestra de Larrick sobre como a Nicarágua representa um perigo da dominação comunista no hemisfério ocidental. Lucia é informada que se infiltará no campo com a ajuda de Larrick que fornecerá uma identidade e autorização. No entanto, Larrick revela a Elizabeth que terá que viajar para a Nicaragua e assim não estará no campo de treinamento. Quando Lucia sabe da ausência de Larrick na base durante a operação de infiltração, ela questiona a operação, pois para ela, a presença dele é essencial já que sua motivação era matar Larrick dentro do campo de treinamento. Elizabeth afirma que matar Larrick não é o objetivo deles, pois apesar de ser um “monstro” como Lucia defendia, é “o nosso monstro” já que é um recurso valioso a causa. 

Enquanto os parceiros de Phillip e Elizabeth não inspiravam confiança, Stan Beeman vai adiante e faz Nina ser testada no detector de metais, mas antes, a funcionária da Rizendatura toma intruçoes de Oleg para burlar a máquina. Entre várias dicas dadas por Oleg, “contrair o anus” torna-se a mais prática e Nina consegue se sair bem durante o teste. Mesmo “prometendo” todo o amor necessário para estar ao lado de Stan, Nina logo mais acaba na cama com Oleg! Estranho, pois ela sempre quis se manter afastada dele, no entanto Nina provavelmente sabe que Oleg pode lhe oferecer uma saída para a situação que acabou se envolvendo com o agente Stan do FBI. 

Este episódio plantou mais incertezas do que certezas. Tanto Elizabeth quando Phillip estiveram nas mãos de seus parceiros. Mesmo que a causa comunista os motive, não podemos deixar de lado que todos são alimentados também pelos seus próprios interesses, nesse sentido não é de se estranhar que Lucia queira se vingar contra Larrick, ou que Charles esteja procurando dar o seu melhor, para provar que estar livre do álcool. Enquanto Nina, essa parece ser a mais esperta da série ou a mais ingênua. De um lado assume riscos pela KGB, por outro pelo FBI e agora deixa mais claro que sua verdadeira causa é ela mesma. Como esse rolo de relacionamentos ficará, só vendo os próximos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário