Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Review | The Americans 2x08: "New Car"



Por Luiz Alexandre
[TEXTO CONTÉM SPOILERS]
Mais uma vez o “estilo de vida americano” volta a ser abordado na série colocando Elizabeth e Phillip em dois lados antagônicos. Stan está disposto a pegar Oleg; o desejo pela vingança condena Lucia e uma tragédia náutica abala os soviéticos. 

Os dados da ARPANET grampeados por Phillip no episódio passado chegam a União Soviética. Vasili leva as informações para Aton Baklanov e pede que ele as decifre. Acredito que fica bem claro que uma das principais missões do Phillip é enviar qualquer tipo de informação necessária a Mãe Rússia, como por exemplo os dados de um novo propulsor desenvolvido pelos americanos (isso aconteceu no episódio 2x03). Essa informações foram adaptadas a um submarino russo, mas este acabou afundando justamente por falhas no propulsor. A tragédia vitimou 160 homens. Quando Kate conta a Phillip sobre o ocorrido, ele se sente culpado, pois foi ele quem enviou os dados. Kate diz que uma fonte da marinha americana revelou que os americanos tem espalhado por todo país plano falsos, ou seja, eles sabem que os soviéticos estão agindo nos Estados Unidos. As consequências da tragédia com o submarino são sentidas também na Rizendatura, pois alguém tem quer ser culpado pelo ocorrido. Oleg diz que a culpa foi de quem adaptou os propulsores num submarino inadequado. 

Enquanto a tragédia do submarino toma os soviéticos, Elizabeth vive uma tragédia em particular. Lucia se mostra cada vez mais disposta a seguir adiante com sua vingança contra Larrick. Ela vai até a casa dele, mas a tentativa de capturá-lo não dá certo e ela acaba nas mãos dele. Elizabeth vai até a casa de Larrick para contornar a situação. Aceita a proposta do oficial americano para nunca mais procurá-lo depois de realizar a missão de infiltração na base em troca da vida de Lucia, mas a nicaraguense quer sua vingança a todo custo e quando tenta ferir Larrick, este a imobiliza. Elizabeth saca uma arma para tentar acabar com aquilo, mas quando Larrick diz que Lucia fará de tudo até vê-lo morto, Elizabeth nada faz e deixa que Larrick mate Lucia. 

No FBI, Stan Beeman faz de tudo para conseguir pegar Oleg. O agente vai até o Departamento de Justiça para conseguir uma autorização que o permita prender Oleg, mas tem seu pedido negado. A situação de Stan não está boa nem no trabalho quanto em casa, pois a relação com sua mulher fica cada vez mais fria. Ao contrário de Nina e Oleg que cada vez estão mais íntimos, no entanto Arkady aconselha Nina e ter cuidado com a família de Oleg. 

Algo que vale a pena ser destacado neste episódio é a compra do novo carro, que nos remete a um dos temas abordados na primeira temporada da série: adotar ou não o modo de vida americano. Phillip não tem pudores ao afirmar que gosta de viver do jeito americano, a compra do carro representa isso, o poder de consumir, uma característica primordial do capitalismo. Elizabeth sempre foi receosa , vê a vida americana como um disfarce a ser feito para poder melhor enganar o inimigo. Ela consegue diferenciar sua missão e vida pessoal de uma forma que Phillip não entende: “por que não aproveitar?” Henry invadir a casa do vizinho para jogar vídeo-game também se encaixa nesse contexto. Afinal de contas qual criança não quer brincar com um brinquedo novo? Seus pais não lhe compraram o vídeo-game, mas ele achou uma forma para poder brincar. Foi descoberto e implorou para que ninguém o olhassem como um criminoso, “sou uma pessoa boa”. Henry foi criado como um americano por pais soviéticos que vivem como americanos, mesmo que Phillip e Elizabeth procurem afastar os filhos da cultura capitalista, eles não podem fazer isso sem comprometer suas reais identidades. 

Com Larrick fora da operação de incursão no campo de treinamento americano, Phillip e Elizabeth buscam meios de entrar na base. Conferem escalas de entregas na base e resolvem colher mais informações com um dos caminhoneiros que entra no campo. Essa situação revela o quanto Elizabeth é a razão e a frieza entre o casal, pois ela estava preparada a matar o caminhoneiro amordaçado pelos dois, mas Phillip disse que não havia necessidade para isso. 

Por último não podemos deixar de destacar a referencia ao momento histórico da série. Na TV, Elizabeth vê um discurso do presidente Ronald Reagan que promete investir ainda mais em defesa. Como o documento que Stan recebeu neste episódio é datado em 1982, podemos afirmar que trata-se do primeiro mandato do presidente (1981-1985). Durante esse período, Reagan promoveu uma nova escalada a Guerra Fria: primeiramente retirou o relaxamento existente com a União Soviética, provocou uma larga expansão das Forças Armadas dos Estados Unidos, trouxe de volta o programa Rockwell B-1 Lancer - um bombardeiro estratégico norte-americano, lança a produção de novos misseis e em resposta a implantação de mísseis soviéticos SS-20, supervisiona a implantação de misseis da OTAN na Alemanha Ocidental.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário