Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Review | The Americans 3x03: "Open House"




[CUIDADO COM OS SPOILERS, CAMARADA]

"Sempre há uma escolha."
- Gabriel

The Americans continua focando neste início de temporada a questão da disputa pelo Afeganistão entre soviéticos e americanos. Elizabeth e Phillip ainda continuam buscando por informações valiosas enquanto têm que lhe dar com problemas familiares.

Num encontro com Gabriel, Phillip recebe alguns nomes que podem lhe dar informações sobre a operação da CIA no Afeganistão, dentre os nomes, Ted Paaswell é escolhido, mas Gabriel adverte sobre a vigilância da CIA sobre ele.

Disfarçados, Elizabeth e Philip vão a casa de Paaswell que está a venda e se passando por compradores conseguem vascular os cômodos. Philip instala um dispositivo de escuta e junto com Elizabeth terão que ficar na cola de Paaswell para ter acesso a alguma informação, já que precisam estar próximos devido ao dispositivo remoto de escuta. Acompanhando Paaswell por carro, Phillip e Elizabeth são observados por agentes da CIA que montam um cerco para capturá-los. Num dos momentos mais tensos do episódio, Elizabeth terá que despistar os agentes da CIA e também os oficiais do FBI que entram no cerco.

Outra cena também que faz qualquer pessoa sensível se remexer na cadeira é aquele onde Phillip terá que ele próprio arrancar o dente que incomoda Elizabeth desde que teve que lutar contra os agentes do FBI, já que não podia correr o riscos de se expor indo a um dentista.

Phillip e Elizabeth ainda não chegaram a nenhuma conclusão sobre o que fazer em relação a Paige. Phillip grita com Gabriel quando os dois falam sobre a menina. Com Martha, Phillip não concorda com os planos dela em adotar, mesmo que temporariamente, uma criança.

Oleg afirma a Arkady que pediu transferência para Moscou, mas desiste da ideia. Stan Beeman continua fazendo a proteção de Zinaida que vai a programas de entrevista denunciar os métodos soviéticos.

Ainda na cola de Ted Paaswell, Philip descobre que a menina com quem Paaswell conversa quer mais do que um simples relacionamento com ele. A menina nada mais é do que filha de Issac Breland, chefe da divisão da CIA no Afeganistão.

Muito bem, o terceiro episódio desta temporada continua mantendo o ritmo que a série vem mantendo ao longo dos seus primeiros episódios. Os bastidores sobre a guerra no Afeganistão ainda continuam no primeiro plano, mas a série equilibra a tensão das missões com as séries decisões familiares que Phillip e Elizabeth terão que tomar. Mesmo com pouco tempo nos episódios, Frank Langella rouba a cena com seu Gabriel. Destaque para as cenas da perseguição de carro, compõem um ritmo tenso muito bom.

Referências históricas:

Numa cena em que Phillip está em casa ouvindo uma notícia pela TV, a mesma notícia é sobre o Acordo Geral de Tarifas e Comércio que tem ocorrido desde 1947. Em 1982 ocorria a Rodada Uruguai que culminou com a criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) e a inserção do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) na sua estrutura.

São citados no episódio os nomes de John Hicks, economista britânico vencedor do Nobel, e Eugen Slutsky, economista russo que ficou bastante conhecido por uma equação (a equação de Slutsky) usada na teoria do consumidor (teoria que procura entender os consumidores quando tomam decisões de compra).

Northrop ou Northrop Grumman Corporation é uma fabricante de produtos bélicos tendo produzido os bombardeiros stealth citados por Oleg na embaixada soviética. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário