Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Review | The Americans 3x02: "Baggage"




[ CUIDADO COM OS SPOILERS, CAMARADA]

"Quando eu fui chamada, minha mãe não hesitou" 
- Elizabeth

No segundo episódio desta temporada contamos com a participação de Nina que se encontra isolada numa prisão na Rússia. Mas ela passa a ter uma "companheira" (na verdade acho que essa mulher não foi colocada ali à toa, por isso minhas aspas) de cela, a qual desperta sua desconfiança (fique esperta, Nina). A ex-funcionária da embaixada recebe a visita de Igor Pavlovich, Ministro das Ferrovias, quem nada mais é do que o pai de Oleg. Ele revela que o filho busca sua influência para ajudá-la, mas Nina parece não querer nenhum tipo de auxílio.


Stan Beeman vive realmente um momento difícil. O cara parece não ter muito ânimo na vida e depois que a mulher pediu para sair e Nina foi mandada para a Rússia, o agente do FBI só lhe falta que um cachorro urine em suas calças. Mas Beeman é um dos responsáveis por garantir a segurança de Zinaida Preobrazhen, funcionária de médio escalão do Instituto EUA-Canadá, que chega aos Estados Unidos para denunciar métodos soviéticos.

Ainda falando sobre Stan, após um dia de trabalho, é abordado por Oleg que lhe aponta uma arma, pois acredita que a situação de Nina é culpa de Beeman. Stan o desafia, ficam face a face. Apostando que Oleg não iria atirar, Stan dá as costas e segue seu caminho, mas esperando pelo tiro fatal. Que não vem, mas foi o suficiente para deixar Beeman abalado a ponto de ir buscar refúgio com Sandra, sua ex-mulher, numa das cenas mais emocionantes da série. Parabéns aos atores pelo grande momento.

Vamos agora falar dos Jennings. Philip ajuda Yousaf a esconder o corpo de Annelise e chama Elizabeth para juntos darem cabo do cadáver. Aliás, que cena agoniante! Philip, Elizabeth e Yousaf quebram o corpo de Annelise em vários pontos e a colocam numa mala. Yousaf se encontra numa situação delicada e não tem outra saída a não ser ajudar Philip obtendo informações sobre as operações da CIA no Afeganistão.


Outro ponto de destaque nesse episódio diz respeito ao futuro de Paige dentro do esquema soviético. A questão divide Philip e Elizabeth e o tempo para decidir sobre revelar a filha o que são e o que fazem está cada vez ficando mais curto. Enquanto Philip é averso a ideia de ter a filha executando missões, Elizabeth se vê presa no exemplo da mãe que não hesitou quando foi a vez dela de ter a filha recrutada.

Referências históricas:

No episódio passado, vimos que o presidente da União Soviética, Leonid Brejnev, havia falecido. The Americans usa mais uma vez de imagens da época, exibida em telejornais para contextualizar o episódio. Na embaixada soviética, funcionários assistem ao jornal e são exibidas cenas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, visitando a Rizendatura prestando respeito e homenagem ao presidente soviético.


Aparelho de escuta.

Em cena: Elizabeth e Philip usam esse relógio no escritório da casa do Secretário de Defesa dos EUA e monitoram o aparelho de um receptor no carro.

FATO: Esse trabalho era realizado provavelmente por técnicos especialistas, e não clandestinos. No entanto, as casas de altos funcionários são excelentes alvos para tais dispositivos e por isso que especialistas em segurança "varriam" eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário