Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

Review | The Americans 3x01: "EST Men"




De volta a ação! The Americans retorna para a sua terceira temporada sem muitos rodeios e nos oferece um episódio de estreia recheado de tensão e ação. Vamos então para os principais pontos de "EST Men".

"Ser agente soviética é legal, mas o salário, ó"

Enquanto Phillip está com Stan numa reunião no EST, um grupo de auto-ajuda (lembrem que o casamento de Stan foi por água abaixo na temporada passada), Elizabeth está sendo o que ela nasceu para ser: a espiã. Disfarçada com uma "peruquinha" que parece a do Professor Raimundo, Elizabeth entra em contato com uma mulher da CIA que lhe passa alguns nomes sobre a operação americana no Afeganistão. No entanto, algo faz esta mulher se arrepender e denúncia o encontro. Mesmo Elizabeth tento saído antes, não consegue escapar do encalço dos agentes do FBI e acaba tendo uma luta corporal com dois homens, entre eles Frank Gaad que tem o nariz destruído. Durante a briga, Elizabeth perde a lista com os nomes dados pela mulher da CIA.

Além desse revés, ao visitarem Gabriel, Phillip e Elizabeth não tem como fugir da questão que envolve Paige: o futuro dela dentro da trama soviética. Mesmo que descordem do rumo que isso possa ter, tanto Phillip quanto Elizabeth sabem que cedo ou tarde, a central soviética vai querer Paige recrutada para a causa. Além disso, Elizabeth fica sabendo que sua mãe está morrendo.

Em tempos em que o Estado Islâmico divulga vídeos e fotos de reféns degolados, The Americans mostrou que isso não é algo de hoje. Na Rizendatura, Oleg e Arkady estão em reunião com outros funcionários e assistem um vídeo mostrando um refém soviético sendo executado com um tiro na cabeça no Afeganistão. Decidem que mesmo de longe terão que fazer alguma coisa, pois não querem que o Afeganistão se torne para União Soviética o que o Vietnã é para os Estados Unidos.

Ainda neste episódio ficamos sabendo que Nina foi condenada por traição e tanto Oleg quanto Stan ficaram realmente abalados com a notícia.

Phillip faz da perda um ganho. Annelise comete um dos piores erros que qualquer um poderia cometer: se apaixonar. Revela a Yusaf Rana, chefe das ações secretas do ISI (Inter-Serviços de Inteligência do Paquistão), que não estaria ali simplesmente ao seu prazer. Ao perceber que estaria com alguém que estava atrás dos seus segredos, Yusaf mata Annalise e Phillip aparece no quarto lembrando ao oficial paquistanês que ele está com um grande problema, mas que pode ajudá-lo a se safar.  

Referências históricas:

O episódio se valeu muito das questões políticas da época para sua contextualização. Assim como na segunda temporada, volta a questão do Afeganistão e dos mujahidins. Os terroristas do Oriente Médio de hoje, foram durante a Guerra Fria treinados e armados tanto pelo EUA quando para URSS. Enquanto no Afeganistão, a União Soviética apoiava o governo, os Estados Unidos apoiava os rebeldes mujahidins que foram financiados pela CIA. Um grupo de mujahidins depois de algum tepo deu origem a Al-Qaeda, responsável pelos ataques terrorista de 11 de setembro de 2001.

Grupo de mujahidins no Afeganistão, em 1987.

Há também referências ao presidente da União Soviética, Leonid Brejnev, que também era Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética. Brejnev é citado em dois momentos: na Rizendatura, quando Oleg e Arkady assistem o vídeo da execução e numa notícia da TV, quando Paige, em casa, zapeando pelos canais da TV, é dada a notícia da morte do presidente soviético (fato que deve ter algum peso na série). Leonid Brejnev governou a URSS no seu auge e foi responsável por pôr em prática a Doutrina da Soberania Limitada, que procurava impedir a expansão do neoliberalismo pelo mundo. Brejnev morreu provavelmente de um derrame ou ataque cardíaco na madrugada entre 9 e 10 de novembro de 1982.


Nenhum comentário:

Postar um comentário