Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Review | Black Sails 1x04: "IV"



Chegamos a metade da primeira temporada de Black Sails, a série de piratas do canal Starz. Vamos destacar aqui alguns pontos interessantes do quarto episódio: 


• Quem é a Srª Barlow? Ficamos apenas sabendo que o Capitão Flint realizou uma vingança a pedido dela, mesmo que tenha custado a vida de alguns homens da sua tripulação. 

• Capitão Hornigold avisa ao Sr. Scott que a desavença entre Eleanor e Vane lançou desconfiança e temor a alguns piratas de Nova Providência que pensam que tudo poderia ser melhor ao tê-la fora do poder. 

• Chega a Nova Providência o Capitão Bryston que comanda o maior navio a serviço de Richard Guthrie. O navio em questão é o que traz as armas que Eleanor pretende entregar a Flint, mas sabe que não convencerá Bryston seu a ajuda de seu pai, Richard Guthrie. 

• Sr. Morley decepciona-se com Billy, pois pensou que ao contar a história entre Flint e Srª Barlow teria o novo contramestre ao seu lado. As conversas entre os dois sempre é acompanhada pelos olhos de John Silver que procura alertar Flint do que os dois possam estar tramando. 

• Richard Guthrie convence Bryston a entregar as armas para Eleanor, mas não sem antes os dois conversarem sobre a situação de Richard em Boston, tendo a Marinha Real ao seu encalço. Eleanor mostra-se disposta a qualquer coisa para conseguir tais armas, decepcionando Sr. Scott. 

• Durante os reparos de um dos navios da frota de Flint, Walrus, uma ordem mal executada coloca todo o progresso em risco. Um grave acidente acontece e Morley acaba morrendo. Mas a morte foi um mero acidente? Billy pensa que não e teme ao pensar no que Flint é capaz de fazer para conseguir o que busca. 

• Richard Guthrie joga Srª Barlow contra a parede ao revelar sua verdadeira identidade, Srª Hamilton. Richard chega a essa conclusão após observar o quadro presente no quarto que mostra o Lorde Thomas Hamilton, membro da marinha real, pelo menos era. Algo aconteceu que vitimou o filho da Srª Barlow. O mandachuva de Nova Providência promete uma nova vida a Barlow em troca de livrar-se também da situação a qual se envolveu. 

• Capitão Vane não se recuperou da perda de seus homens e seu navio a Flint e entregasse as bebidas, brigas e a inépcia. No entanto para ser assombrado por algum pirata que desperta a curiosidade do capitão que persegue o vulto, mas é atingido pelos homens que cobram pelos serviços prestados por Max. A desavença em questão é resolvida numa briga sangrenta. 

• Os planos de Flint não parecem estar indo conforme o planejado vendo Capitão Bryston partindo com o navio sem ter deixado as armas que queria. Flint então vai atrás das armas. 


 Considerações: 

Como eu disse, chegamos a metade da primeira temporada e nada da caçada a Urca de Lima começar. Não é uma questão de pressa, mas trata-se de uma expectativa que a série cria logo no primeiro episódio e faz com que esperamos logo essa empreitada acontecer. Enquanto isso não acontece, conhecemos melhor alguns personagens principalmente o capitão Flint. 

O mistério em torno da Srª Barlow (ou Srª Hamilton) traz um ingrediente necessário a série, um personagem misterioso e que está conectado a vários pontos da trama podendo provocar muitas mudanças como desavença entre os piratas de Flint, pois ela esconde algo sobre o capitão que ainda não sabemos bem direito; a ira do próprio Flint, que fica irado pelo fato de Barlow ter lido o trecho do livro a Richard; e agora pode provocar até o fim de todos os piratas se aceitar o acordo com Richard e buscar formas de fazê-lo sair daquela situação. Penso em fim dos piratas, já que ela poderia buscar ajuda na Marinha Real, mas pensando pela situação que ela e Richard parece ter em relação a realeza, talvez a solução possa ser diferente. Também podemos desconfiar que a morte do filho da Srª Barlow possa ser o motivo para a vingança executada por Flint. 


Sr. Scott fica desiludido com as decisões que que Eleanor vem tomando para ajudar Flint na busca pelo Urca de Lima. Scott é aquele personagem que representa a sensatez, a razão contrapondo os instintos e os desejos de Eleanor. Ele passa a agir atendendo aos pedidos de Richard, que diz para proteger Eleanor dela mesmo. Assim, Sr. Scott atrapalha os planos e faz com que Bryston parta de Nova Providência sem deixar as armas. 

Enfim, quem é o “fantasma” que perturba Vane? Provavelmente alguém do seu passado que pode trazer ao capitão um novo objetivo, pois nada o parece motivar. 

Será que as coisas irão pegar fogo de agora em diante? Esses primeiros quatro episódios já deixaram alguns plots interessantes que provavelmente devem ser trabalhados nos próximos episódios, pois nada é pior do que expectativas criadas numa temporada e não resolvidas nela e não falo do plot principal, que no caso é a caça ao Urca de Lima, mas sim das pequenas tramas que recheiam a série (Flint versus Vane, a história da Srª Barlow, ameaça da Marinha Real) podem muito bem serem bem construídas nessa primeira temporada criando novas possibilidades para o segundo ano da série que já foi confirmado. Em todo caso, continuamos singrando os mares com Capitão Flint – depois que ele se preparar tudo, claro – e torcendo que Black Sails seja uma grande série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário